PROJECTO MAP - MAPA DE ARTISTAS DE PORTUGAL

O ProjectoMap é um projecto de curadoria non-profit, de pesquisa e mapeamento do universo da arte contemporânea em Portugal, iniciado em 2009, pelo Colectivo de Curadores, e lançado publicamente em 2011. 

Cada artista convidado a pertencer ao Map – Mapa de Artistas de Portugal – deve sugerir dois nomes de artistas centrais no seu universo artístico e/ou pessoal, e é a partir desta nomeação directa de artista a artista que o mapa se desenvolve exponencialmente. É portanto um mapa de relações que se desenvolve perante o nosso olhar, em que os artistas se legitimam mutuamente. A equipa curatorial não interfere no processo de selecção. 

Ao longo dos últimos oito anos, o ProjectoMap tornou-se uma das maiores plataformas online de iniciativa privada sobre artistas vivos que se apresenta em formato de base de dados através de um mapa interativo, oferecendo uma leitura diferenciada da geografia da criação contemporânea portuguesa. 

O ProjectoMap tem sido um fenómeno português, com reconhecimento nacional e internacional, em cujo âmbito foram desenvolvido conferências, apresentações e exposições a nível nacional e internacional: Desde Lisboa a Miami, Veneza, Madrid e Berlim, o ProjectoMap tem sido apresentado. 

A sua equipa curatorial foi convidada, entre outras, para apresentações no âmbito da inauguração do Pavilhão de Portugal na 55ª Bienal de Veneza (2013), para falar sobre a cena de arte contemporânea portuguesa nas conferências internacionais do PINTA Forum, Miami (2015), e ainda para a conferência - Uncertain Spaces, Virtual Configurations in Contemporary Art and Museums, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa (2014).

ASSOCIAÇÃO CULTURAL COLECTIVO DE CURADORES

A Associação Cultural Colectivo de Curadores é uma associação sem fins-lucrativos que nasce em 2009 do encontro de vários curadores que escolheram Lisboa como plataforma para a sua actividade, após diversas experiências internacionais. 

Promove o ProjectoMap - Mapa de Artistas de Portugal, um projecto curatorial de mapeamento dos artistas plásticos activos em Portugal e todos os seus eventos e exposições. Actualmente é composto por Alda Galsterer e Verónica de Mello que continuam a trabalhar nos projectos criados pela equipa fundadora. 

Membros Executivos da Direcção
Alda Galsterer, curadora e galerista
Verónica de Mello, curadora e arquitecta

Produção Artística
Joana Portela, assistente de produção
Sofia Caetano, apoio à edição
Carolina Trigueiros, apoio à comunicação

Membro Consultivo
Felipa Almeida


Top