Rita Gaspar Vieira

Rita Gaspar Vieira é uma artista portuguesa, com sede em Lisboa, cujo trabalho explora temas de identidade, género e o corpo. A sua prática multidisciplinar engloba pintura, desenho, instalação e performance, e caracteriza-se por um estilo arrojado e expressivo.

Vieira nasceu em Lisboa em 1992 e estudou Belas Artes na Universidade de Lisboa, graduando-se em 2014. Desde então, expôs amplamente em Portugal e internacionalmente, incluindo no Museu de Arte Contemporânea de Elvas, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, e na Bienal de Arte Contemporânea de Veneza.

Um dos projectos mais significativos de Vieira é “Corporealidades”, uma série de pinturas e desenhos que exploram o corpo feminino como local tanto de prazer como de dor. Nestas obras, Vieira utiliza cores vibrantes e linhas ousadas para representar os contornos do corpo, criando imagens que são ao mesmo tempo sensuais e confrontacionais.

Outra vertente importante do trabalho de Vieira é a sua exploração do género e da identidade. Em projectos como “Um Manifesto para as Mulheres na Arte”, ela aborda a marginalização das mulheres artistas no mundo da arte, advogando por uma maior representação e reconhecimento.

O trabalho de Vieira caracteriza-se também por um profundo envolvimento com a história da arte, recorrendo aos legados de artistas como Frida Kahlo e Louise Bourgeois. Na sua recente exposição “Corpos em Movimento”, apresentou uma série de obras que reinterpretam obras de arte clássicas, tais como “O Nascimento de Vénus”, de Botticelli, num contexto contemporâneo.

A obra de Vieira tem sido amplamente aclamada pelo seu imaginário poderoso e provocador, assim como pelos seus temas feministas e políticos. Tem recebido inúmeros prémios e bolsas, incluindo o Prémio Jovens Artistas do Ministério da Cultura português e o Prémio Novos Artistas da Fundação EDP.

Scroll to Top